O que é o Processamento Sensorial?
7 Sistemas Sensoriais |
Algumas crianças demonstram uma resposta exagerada a certas sensações e isso pode ser, ocasionalmente, um sinal de dificuldades no processamento sensorial.
Cada um de nós tem vários sistemas sensoriais responsáveis por receber informações sobre o nosso meio exterior e por gerar uma resposta apropriada. Estes sistemas sensoriais são cruciais para as nossas atividades quotidianas - como por exemplo, a capacidade de se mover, de se concentrar, de manipular materiais, de participar socialmente e de controlar emoções. É algo que muitas vezes tomámos como garantido mas muitas crianças têm dificuldades nessa área.
Algumas crianças até aos 5 anos, principalmente aquelas que tem um diagnóstico de Perturbações do Espectro do Autismo, são resistentes em realizar certas atividades do seu dia-a-dia. Estas actividades podem ser o banho, comer, escovar o cabelo, ir ao supermercado e lidar com barulhos externos ou ambientes confusos e estimulates.
Entender o que é o processamento sensorial pode ajudar os pais, professores e outros profissionais a entender porque é que as crianças se comportam de certas maneiras e o que fazer para as ajudar a lidar com essas dificuldades sensorias!
Já todos sabemos que temos 5 sentidos, 5 formas de sentir o que nos rodeia no mundo, 5 maneiras de experimentar os estímulos do nosso dia-a-dia.
Esses 5 sentidos são:
- Visão
- Olfato
- Paladar
- Tátil
- Audição
E sabia que existem ainda mais 2 sentidos?
- Proprioceção (consciência corporal)
- Vestibular (equilĩbrio e movimento)
O processamento sensorial é a capacidade do nosso cérebro absorver, resolver, organizar e posteriormente processar os estímulos à nossa volta. Estes estímulos são recebidos através destes 7 sentidos que acima referimos. A forma como respondemos a esses estímulos é que pode ser diferente para cada um nós.
Como é que cada um de nós responderá a estes estímulos?
- Banho de água fria?
- Perfumes fortes?
- Etiquetas na roupa?
- Sabor a café?
- Ver uma gaveta desarrumarada?
- Barulho de fundo?
- Andar em montanhas russas num parque de diversões?
Como podemos ver isto nas crianças?
Em crianças mais responsivas a estímulos (que reagem a estímulos sensoriais de forma exagerada, com ansiedade, medo ou extrema sensibilidade) podemos observar os seguintes sinais:
- Irritabilidade ou evitamento ao toque
- Incómodo à sensação de etiquetas ou costuras na roupa
- Não gostam de escovar os dentes, escovar os cabelos ou lavar o rosto
- Evitamento em colocar as mãos na areia, tinta ou cola nos dedos
- Não gostam de cortar as unhas dos dedos das mãos ou dos pés
- Evitam andar descalços quando caminham ou rastejam em superfícies como areia ou relva
- Evitam certas texturas de roupas ou alimentos
- Tem receio em utilizar os equipamentos do parque infantil que provocam movimento, ou então não gostam de andar de elevador ou escadas rolantes
- Não gostam de lugares lotados / barulhentos, como restaurantes ou festas de aniversário;
- Tem um medo exagerado de cair ou alturas
- Reagem com angústia ao movimento ou à mudança de posição da cabeça
- Evitam jogos que envolvam movimentos imprevisíveis de outras crianças, especialmente jogos que podem afetar o equilíbrio ou involvem o toque com os outros
- Parecem incomodados com luzes brilhantes
- Ficam angustiados em ambientes visuais incomuns, como uma sala iluminada e colorida
- Ficam assustados com sons que geralmente não causam sofrimento a outras crianças, como o aspirador ou secador de cabelo
- Respondem negativamente a sons mais altos, colocando as mãos sobre os ouvidos
- Mostram angústia a cheiros que outras crianças não notam
Em crianças menos responsivas a estímulos sensoriais (que demonstram dificuldades em registar adequadamente as informações sensoriais e por isso apresentam mais interesse e mais procura de experiências sensoriais mais intensas) podemos encontrar os seguintes sinais.
- Procuram experiências sensoriais mais intensas, como girar, saltar, correr e pular
- Tocam em objetos ou outras pessoas com mais frequência
- Podem não sentir ou perceber a dor tanto quanto os outros
- Podem parecer desorganizadas a comer
- Não ficam tontas, mesmo depois de andar à roda constantemente, e adoram equipamentos que promovem movimentos rápidos
- Tem dificuldade em notar os obstáculos e a desviarem-se deles. O ser 'desajeitado' ou 'trapalhão'.
- Gostam de ver objetos a girar
- Gostam de ligar e desligar os interruptores da luzes, repetidamente
- Parecem não ouvir certos sons como a porta a fechar ou telefone a tocar
- Frequentemente, cheiram ou colocam objetos não alimentares na boca
- Demonstram dificuldades de concentração e pobre capacidade de permanecerem sentados
- Parecem estar no 'mundo da lua' e necessitam do toque ou da voz de alguém para se manterem focadas
- Não notam que as roupas estão sujas ou fora do sítio
- Deixam cair coisas frequentemente
Fazendo uma analogia às personagens da Disney, algumas crianças são como o Tigers, sempre à procura de mais e mais estímulo até ficarem calmas, outras são como o Eeyore, que precisam do estímulo dos adultos para lhes dar energia e orientação, e outras são como Rabbit, com algum receio e sensibilidade a experimentar coisas novas.
Com que personagem da disney se identifica? E o seu filho/a?
Como podemos ajudar? No próximo post falamos sobre isso! Até já!
Referências:
Demonstration Project on In-school and Early Years Therapy Support- Government of Ireland
https://ncse.ie/wp-content/uploads/2020/03/Sensory-Processing-booklet-for-parents.pdf
SIGN - Sensory Integration Global Network
https://www.siglobalnetwork.org/6-parents-resources-page-6
Referências:
Demonstration Project on In-school and Early Years Therapy Support- Government of Ireland
https://ncse.ie/wp-content/uploads/2020/03/Sensory-Processing-booklet-for-parents.pdf
SIGN - Sensory Integration Global Network
https://www.siglobalnetwork.org/6-parents-resources-page-6
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