O que é o Processamento Sensorial?

7 Sistemas Sensoriais

Algumas crianças demonstram uma resposta exagerada a certas sensações e isso pode ser, ocasionalmente, um sinal de dificuldades no processamento sensorial.

Cada um de nós tem vários sistemas sensoriais responsáveis por receber informações sobre o nosso meio exterior e por gerar uma resposta apropriada. Estes sistemas sensoriais são cruciais para as nossas atividades quotidianas - como por exemplo, a capacidade de se mover, de se concentrar, de manipular materiais, de participar socialmente e de controlar emoções. É algo que muitas vezes tomámos como garantido mas muitas crianças têm dificuldades nessa área.

Algumas crianças até aos 5 anos, principalmente aquelas que tem um diagnóstico de Perturbações do Espectro do Autismo, são resistentes em realizar certas atividades do seu dia-a-dia. Estas actividades podem ser o banho, comer, escovar o cabelo, ir ao supermercado e lidar com barulhos externos ou ambientes confusos e estimulates. 

Entender o que é o processamento sensorial pode ajudar os pais, professores e outros profissionais a entender porque é que as crianças se comportam de certas maneiras e o que fazer para as ajudar a lidar com essas dificuldades sensorias! 

Já todos sabemos que temos 5 sentidos, 5 formas de sentir o que nos rodeia no mundo, 5 maneiras de experimentar os estímulos do nosso dia-a-dia. 

Esses 5 sentidos são:



  • Visão
  • Olfato
  • Paladar
  • Tátil
  • Audição



E sabia que existem ainda mais 2 sentidos?



  • Proprioceção (consciência corporal)
  • Vestibular (equilĩbrio e movimento)   
O processamento sensorial é a capacidade do nosso cérebro absorver, resolver, organizar e posteriormente processar os estímulos à nossa volta. Estes estímulos são recebidos através destes 7 sentidos que acima referimos. A forma como respondemos a esses estímulos é que pode ser diferente para cada um nós.

Como é que cada um de nós responderá a estes estímulos?
  • Banho de água fria?
  • Perfumes fortes?
  • Etiquetas na roupa?
  • Sabor a café?
  • Ver uma gaveta desarrumarada?
  • Barulho de fundo?
  • Andar em montanhas russas num parque de diversões?



Como podemos ver isto nas crianças?

Em crianças mais responsivas a estímulos (que reagem a estímulos sensoriais de forma exagerada, com ansiedade, medo ou extrema sensibilidade) podemos observar os seguintes sinais:

Rabbit | Disney Wiki | Fandom
  • Irritabilidade ou evitamento ao toque
  • Incómodo à sensação de etiquetas ou costuras na roupa
  • Não gostam de escovar os dentes, escovar os cabelos ou lavar o rosto
  • Evitamento em colocar as mãos na areia, tinta ou cola nos dedos
  • Não gostam de cortar as unhas dos dedos das mãos ou dos pés
  • Evitam andar descalços quando caminham ou rastejam em superfícies como areia ou relva
  • Evitam certas texturas de roupas ou alimentos
  • Tem receio em utilizar os equipamentos do parque infantil que provocam movimento, ou então não gostam de andar de elevador ou escadas rolantes
  • Não gostam de lugares lotados / barulhentos, como restaurantes ou festas de aniversário;
  • Tem um medo exagerado de cair ou alturas
  • Reagem com angústia ao movimento ou à mudança de posição da cabeça
  • Evitam jogos que envolvam movimentos imprevisíveis de outras crianças, especialmente jogos que podem afetar o equilíbrio ou involvem o toque com os outros
  • Parecem incomodados com luzes brilhantes
  • Ficam angustiados em ambientes visuais incomuns, como uma sala iluminada e colorida
  • Ficam assustados com sons que geralmente não causam sofrimento a outras crianças, como o aspirador ou secador de cabelo
  • Respondem negativamente a sons mais altos, colocando as mãos sobre os ouvidos
  • Mostram angústia a cheiros que outras crianças não notam
Em crianças menos responsivas a estímulos sensoriais (que demonstram dificuldades em registar adequadamente as informações sensoriais e por isso apresentam mais interesse e mais procura de experiências sensoriais mais intensas) podemos encontrar os seguintes sinais. 
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  • Procuram experiências sensoriais mais intensas, como girar, saltar, correr e pular
  • Tocam em objetos ou outras pessoas com mais frequência
  • Podem não sentir ou perceber a dor tanto quanto os outros
  • Podem parecer desorganizadas  a comer
  • Não ficam tontas, mesmo depois de andar à roda constantemente, e adoram equipamentos que promovem movimentos rápidos
  • Tem dificuldade em notar os obstáculos e a desviarem-se deles. O ser 'desajeitado' ou 'trapalhão'. 
  • Gostam de ver objetos a girar
  • Gostam de ligar e desligar os interruptores da luzes, repetidamente
  • Parecem não ouvir certos sons como a porta a fechar ou telefone a tocar
  • Frequentemente, cheiram ou colocam objetos não alimentares na boca
  • Demonstram dificuldades de concentração e pobre capacidade de permanecerem sentados
  • Parecem estar no 'mundo da lua' e necessitam do toque ou da voz de alguém para se manterem focadas 
  • Não notam que as roupas estão sujas ou fora do sítio
  • Deixam cair coisas frequentemente 
Fazendo uma analogia às personagens da Disney, algumas crianças são como o Tigers, sempre à procura de mais e mais estímulo até ficarem calmas, outras são como o  Eeyore, que precisam do estímulo dos adultos para lhes dar energia e orientação, e outras são como Rabbit, com algum receio e sensibilidade a experimentar coisas novas. 
Com que personagem da disney se identifica? E o seu filho/a?

Como podemos ajudar? No próximo post falamos sobre isso! Até já!

Referências:

Demonstration Project on In-school and Early Years Therapy Support- Government of Ireland
https://ncse.ie/wp-content/uploads/2020/03/Sensory-Processing-booklet-for-parents.pdf

SIGN - Sensory Integration Global Network
https://www.siglobalnetwork.org/6-parents-resources-page-6


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