Autismo - Sinais de alerta


Alguns fatores a considerar antes de ler estes sinais. Procure um pediatra, pedopsiquiatra ou consulte uma equipa de profissionais especialistas no desenvolvimento e comportamento da criança, como o terapeuta ocupacional, o terapeuta da fala e o psicólogo. Existem critérios específicos para ser dado um diagnóstico de Autismo que só um especialista o pode fazer. Além de que o despiste para outras disfunções ou perturbações fĩsicas e neurológicas tem de ser realizado.

No entanto, aqui fica um lista de alguns sinais de alerta que pode estar atento se a sua criança apresenta ou não.

Sinais em bebés e crianças até aos 3 anos:

  • Não responder quando chamam pelo seu nome (pelos 12 meses) 
  • Resistem ao contacto físico 
  • Contacto ocular com outros limitado 
  • Não aponta para objectos (pelos 14 meses) 
  • Não demonstra jogo simbólico (exemplo: fazer de conta que dá comida ao boneco) 
  • Não seguir objetos com os olhos 
  • Não imitar expressões faciais ou não sorrir (sorriso social) 
  • Não falar completamente nada (pelos 16 meses) 
  • Não usar frases com 2 palavras que não sejam repetidas pelo adulto (pelos 24 meses) 

Estes comportamentos podem mudar, porque entretanto os bebés crescem e entram para a escola e outros sinais podem ser: 

  • Contacto ocular limitado e uso de poucos gestos quando interage com adultos 
  • Prefere brincar e jogar sozinho/a 
  • Alinha brinquedos ou outros objectos consistemente e frequentemente 
  • Dá respostas inapropriadas a perguntas 
  • Não percebe as emoções ou expressões faciais dos adultos e outras crianças (pares) 
  • Tem hipo-reactividade (procura intensa) ou hiper-reactividade (sensibilidade, evitamento) a estímulos sensoriais que envolvam luz, cheiros ou texturas 
  • Cumprem rotinas e rituais e não gostam de mudanças 
  • Falam em tom monótono 
  • Repetem palavras e frases de perguntas que os adultos lhes fazem 
  • Aproximam-se muito perto das pessoas ou então evitam completamente esse contacto 
  • Interesses muito restritos 
  • Dificuldades em fazer amigos e manter a interação social 
Crianças com autismo podem adquirir competências com mais rapidez numas áreas mais do que noutras. Podem ter competências motoras tão ou mais desenvolvidas quando comparadas com crianças com um desenvolvimento normal. No entanto, podem demonstrar um atraso nas área verbal e social. Por exemplo, a criança com autismo pode saber recitar um poema (porque a sua memória é extramamente boa) mas pode não saber dizer as letras do alfabeto na ordem correcta.

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