Escrever cartões para o dia da Mãe? Não é o forte do meu filho/a. Porquê?
Pintar, desenhar, escrever, usar o lápis e o papel pode ser algo bastante desafiador para crianças que ainda não desenvolveram a sua dominância manual, coordenação motora fina e coordenação óculo-manual.
O que significam estes nomes?
Dominância manual - Uso consistente de uma mão (geralmente a mesma) para o desempenho da tarefa.
Coordenação motora fina - a destreza das mãos e a agilidade para manipular objetos.
Coordenação óculo-manual - a competência para coordenar os olhos e as mãos aos mesmo tempo. Os olhos ajudam a guiar o movimento que a mão está a produzir.
Importante ter estas competências se queremos produzir letras e depois letras juntas (palavras), certo?
Os terapeutas ocupacionais avaliam e observam estes factores que são cruciais para o desenvolvimento da escrita e fazem um análise aos aspetos que podem estar a inteferir com a capacidade da sua criança apresentar dificuldades com a escrita.
Outra questão importante é observar se a criança consegue realizar formas geométricas simples.
Como assim?
Já reparou que a Letra A, tem a mesma forma que um △?
Ou que a letra O é o mesmo que a forma do O?
Ou que a letra H é um conjunto de linhas verticais e horizontais?
Ok, então se a sua criança tem dificuldade em escrever letras e fica irritada quando estas tarefas lhe são pedidas, verifique primeiro se ela consegue desenhar estas formas gemométricas. As forma geométricas ajudam a criar padrões de linhas, a controlar o traçado do lápis, a cruzar a linha média e a perceber o que é o lado direito e o lado esquerdo.
Mas mesmo assim, o meu filho/a não se interessa por atividades de lápis e papel, nem por nada!
Respeite essa dificuldade e trabalhe na 'readiness' ou prontidão do seu filho/a para as tarefas de escrita.
Tente perceber qual é mão dominante da sua criança? Pode ser que isso ainda não esteja desenvolvido e a sua mão 'forte' que vai escrever, desenhar e pintar ainda não esteja bem determinada.
Utiliza as duas mãos? porque vai precisar de o saber fazer, se tem de usar um lápis na mão e segurar a folha com a outra mão?
Consegue segurar no lápis? ou não tem muita força nos dedos? Material como a plasticina e theraputty são óptimos recursos para aumentar a força das mãos e dos dedos das crianças.
Consegue ter uma boa preensão do lápis/lápis de cera? Isto é, consegue segurar o lápis com o polegar, indicador e dedo médio (Preensão em tríade ou trípode)?
Pois...se estas coisas são difíceis, trabalhe nisto primeiro, dê tempo á sua criança para explorar as suas mãos e perceber como as pode utilizar com confiança.
Enquanto isso, há sempre outras atividades que pode fazer em casa, com objetos do dia a dia e que são fundamentais para trabalhar estas competências básicas que falamos acima.
Fica aqui uma simples ideia!
Material: Cotonetes, plasticina, palitos ou palhinhas grandes, tesoura. Aqui na imagem utilizaram pauzinhos de velcro.
1. Comece por cortar os cotonetes a meio. O uso da tesoura ajuda a trabalhar na coordinação motora fina e no uso das duas mãos. Também pode ser um oportunidade para perceber se os seu filho consegue usar uma tesoura apropriadamente ou não. Senão conseguir, ajude-o. Demonstre como se faz, e repita repita repita!
2. Enrole uma bola de plasticina. Deixe a sua criança apertar, enrolar e incentive-a a usar as duas mãos.
3. Depois de formar a bola de plasticina, aperte um bocadinho para achatar a bola. Isto vai ser óptimo para trabalhar a força dos dedos. Depois, coloque os cotonetes na bola de plasticina. Execelente tarefa para saber usar as duas mãos (uma segura na bola de plasticina e outra empurra o cotonete).
4. Depois utilize uma palhinha verde ou um palito dos grandes para formar o caule da flor.
E pronto, está feito! Deixe a criança depois explorar como quiser decorar o trabalho. Acima de tudo, dar feedback positivo. Isso é que é o mais importante!
Comentários
Enviar um comentário