O Autismo visto pelos olhos de uma Terapeuta Ocupacional...



Autismo - Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)

Existem diferentes 'faces' do Autismo por isso o termo 'Perturbações do Espectro do Autismo' talvez seja um termo mais adequado e mais amplo para explicar esta perturbação neurológica que influencia o desenvolvimento normal de uma criança . Crianças com autismo podem ter personalidades diferentes. Algumas podem ser muito faladoras, enquanto outras são distantes. Alguns são carinhosos, enquanto outros evitam esse contacto pessoal. Há muitas diferenças a serem consideradas. Daí o nome 'Espectro', que significa maneiras diferentes de como o nosso cérebro processa informação na área da linguagem, motora, percepção sensorial e capacidades executivas.

Quais são os diferentes tipos de autismo, segundo o DSM V (The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition)? 

  • Perturbação autista/Autismo Clássico 
  • Perturbação Desintegrativa da Infância 
  • Perturbação Pervasiva do Desenvolvimento, sem outra especificação. Autismo Atípico 
  • Síndrome Asperger 

Quais são as principais características do Autismo? 

1. Dificuldades na comunicação e nas competências sociais 

Algumas crianças com autismo comunicam verbalmente, outras não. Mas verbais ou não-verbais, as crianças com autismo tem dificuldade em reconhecer as próprias emoções, as emoções dos outros, esperar e falar na sua vez, manter distância social e o contacto ocular.


As crianças com autismo podem levar mais tempo a processar as conversas, o que leva muitos adultos a não terem paciência para esperar e ouvir, o que gera naturalmente uma má interpretação da situação.

Uma criança com autismo pode ter um boa comunicação e linguagem. Mas se está presente num ambiente barulhento e com muita gente, pode se sentir sobrecarregado sensorialmente, fazendo com que seja mais dificil manter uma conversa.
Por outro lado, uma criança com autismo, pode até tolerar essa sobrecarga sensorial (ambiente barulhento, muitas pessoas á volta dela) mas tem dificuldades na comunicação e uso da linguagem para manter uma conversa com outros.

Percebem aqui o sentido do autismo ser um 'Espectro'?

2. Comportamentos restritivos e repetitivos que inclui: 
  • Pensamento rígido e baseado em rotinas. Por isso novas situações, alterações da rotina, novos ambientes causam ansiedade e agitação para crianças com autismo. 
  • Interesses únicos e restritos. Podem gostar muito de carros ou de dinaussauros e sabem todas as marcas dos carros ou todos os tipos de dinaussauros melhor do que qualquer adulto! 
  • Sensibilidade ou procura constante de esímulos sensoriais. Há crianças com autismo que não gostam de roupas muito apertadas, ou que não gostam de locais com mutio estímulo auditivo. Ou então, procuram constantemente sensações de movimento (correr, saltar), cheiros intensos, sensações tácteis. 
  • Stimming (comportamentos de auto-estimulação) /Esteriotipias. Balançar para frente e para trás, flapping (abanar as mãos), puxar o cabelo, repetir palavras ou frases (ecolália), esfregar a pele, piscar os olhos repetidamente, olhar para luzes ou objetos rotativos, reorganizar objectos, cheirar objetos. 


Estes sintomas limitam e inteferem com o dia-a-dia das crianças com autismo. Daí que o seu desenvolvimento possa estar a ser comprometido.

Nem todas as crianças com autismo atuam da mesma maneira, assim como todos nós temos as nossas fraquezas e virtudes. Por isso respeite as diferenças e similaridades de cada criança, coopere com o mundo á volta deles para que eles possam ser os melhores nas coisas que só eles sabem fazer, melhor do que ninguém!

Fale com o seu médico ou pediatra se estiver preocupado com a sua criança, com dúvidas ou receios acerca do Autismo. Se não ficar satisfeito, peça ao seu médico para escrever uma carta a referenciar a sua criança para ser visto por uma equipa de outros especialistas (terapeuta ocupacional, terapeuta da fala e psicólogo) para que outras avaliações mais específicas possam ser realizadas.

As vacinas causam Autismo? Não! Há 'cura' para o Autismo? Não, mas existem múltiplas terapias, com base científica que ajudam a superar as dificuldades! Vamos deixar isso para outro post! :)

Comentários

Mensagens populares