Fun before Food - Parte 1! Dificuldades na alimentação e aversão à comida em crianças com autismo.



Problemas na alimentação, dietas restritivas, aversão à comida são algumas das queixas que muitos pais de crianças com autismo ou com problemas de processamento sensorial me mencionam durante a entrevista parental e antes de inicar terapia ocupacional. Muitas das vezes, essa é mesmo a razão pelo qual procuram terapias e ajuda de profissionais na área da saúde. 
As estratégias e abordagens que irei descrever nesta série de posts são baseadas num programa irlandês 'The Fun with Food Programme-Therapeutic intervention for children with an aversion to oral feeding ', da Dr. Arlene McCurtin, o qual utilizo bastante na minha prática clínica. 

Este programa inclui outros profissionais como Pediatras, Nutricionistas, Psicólogos e Terapeutas da Fala. Nestes posts vou simplesmente me limitar à intervenção do terapeuta ocupacional nesta área. 

Existem áreas que são cruciais no desenvolvimento de competêcias na alimentação como o processamento sensorial, a consciência e função facial motora, o brincar com comida, a normalização de respostas à comida. Todas estas áreas serão abordadas e explicadas em mais detalhe nos próximos posts

O que é a aversão a comida então?

Tipicamente, aversão a comer, beber e engolir por via oral é definida por uma reação excessiva, extrema e consistentemente negativa quando é pedido para comer ou beber alimentos via oral. É importante relembrar que todas as crianças e adultos tem comidas que não gostam e isto reflete um comportamento normal. Torna-se aversão quando tem um impacto na saúde nutricional da criança. 

Pode existir:
Aversão total: não ingestão de liquidos ou sólidos, resultando na dependência de um tubo naso-gástrico para todas as necessidades nutricionais. 

Aversão selectiva: reflete um repertório limitado de ingestão de alimentos em relação a sabores ou texturas. 

Causas desta aversão podem ser:
  • Disfunção oral motora 
  • Crianças com disfunções físicas ou intelectuais, com historial de refluxo gastro-esofágico ou alimentação por sonda nasogástrica
  • Crianças com disfunções na regulação do apetite 
  • Crianças com sensibilidade oral ou perturbações de processamento sensorial, muitas vezes observado em crianças com perturbações do espectro do autismo
  • Introdução tardia à comida sólida nos primeiros anos de vida
  • Dificuldade em generalizar conhecimento acerca de diferentes comidas (texturas, sabores) nos primeiros anos de vida

Portanto...a aversão a comida não deve ser simplesmente interpretada como um problema de comportamento e porque a criança está a fazer birra e não quer comer. Outros fatores como, o densenvolvimento facial motor (uso dos músculos da boca para trincar, mastigar, soprar), preferências sensorias (comidas mais picantes, mais doces, mais básicas), a independência em levar os alimentos à boca (pegar nos alimentos coma mão e leva-los á boca), a utilização de utensílios para comer (uso da colher), devem também ser causas a considerar quando existem problemas na alimentação. 

No caso das crianças com perturbações do espectro do autismo, que gostam de ordem, rotina, que podem ter uma sensitividade oral aumentada, ter uma preferência por comidas familiares e usar sempre os mesmos utensílios para comer, a hora de comer e as refeições podem ser uma grande confusão! E quando os pais apresentam mudança (um prato novo, delicioso!), ainda mais confusa esta hora se torna! 

Mas...calma! Tudo tem uma solução! Irei falar no próximo post sobre o que podemos observar com mais atenção e o que podemos fazer enquanto profissionais e enquanto pais para tornar a hora de comer mais harmoniosa e familiar! 

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