Q&A - Sensorialmente falando!
Este post pretende explicar de forma simples e básica alguns termos da abordagem da Integração Sensorial que muitos Terapeutas Ocupacionais utilizam na sua prática clínica.
O que é o processamento sensorial?
É a forma como nós registamos e interpretarmos a informação sensorial do meio externo através do nosso meio interno.
O que é informação sensorial?
Tudo aquilo que sentimos, vemos e ouvimos.
Quais são os nossos sistemas sensoriais?
Visual, auditivo, olfativo, gustatório, tátil, vestibular e propriocetivo. O sistema tátil, vestibular e propriocetivo são fundamentais e estão muito conetados. São desenvolvidos dentro do útero e trabalham juntos para desenvolver respostas sensoriais integradas e automáticas. Nós recolhemos e registamos informação sensorial no nosso sistema nervoso, onde depois é interpretada e posteriormente é gerada uma resposta com um comportamento adequado.
Veja estes mini-vídeos sobre a proprioceção e o sistema vestibular.
O que são dificuldades com o processamento sensorial?
De forma a reagirmos a diferentes situações temos que interpretar informação apropriadamente. Para interpretarmos informação apropriadamente, temos de a recolher de forma precisa e correta. Uma dificuldade com o processamento sensorial não significa que o cérebro da criança está lesionado mas significa que a informação proveniente dos sistemas sensoriais não está a fluir e a integrar-se eficazmente.
Qual é o objetivo da integração sensorial?
A integração sensorial é um tipo de intervenção que reflete um processo de aprendizagem que ajuda a criança a ser capaz de processar informação sensorial de uma forma mais eficaz. Recorre-se ao uso de atividades, que são estruturas para que gradualemente a criança possa reproduzir respostas organizadas e realizar tarefas diárias com maior independência e competência.
O que é uma dieta sensorial?
É um programa de atividades estruturado e agendado para responder ás necessidades sensoriais da criança. O 'prato principal do menu' inclui atividades de movimento, toque/massagem firme e lenta e atividades de carga (puxar,empurrar, saltar, tudo que envolva o uso dos músculos e articulações do corpo). Os 'Snacks' representam estratégias que involvem a estimulação do sistema gustativo, visual, olfativo, tátil e propriocetivo.
Qual é o propósito de uma dieta sensorial?
Fornecer uma combinação de estímulos sensoriais adequados a cada criança de forma a atingir e a manter níveis de atenção e de estado de alerta no sistema neurológico ideais para completar atividades diárias, académicas e sociais. As dietas sensoriais também ajudam a reduzir sensibilidades sensoriais que podem afetar negativamente o contato social, interação e aprendizagem da criança.
O que é um perfil sensorial e porque é isso relevante?
O perfil sensorial é um questionário que pode ser preenchido pelos pais, professores ou outros cuidadores. Este questionário fornece infomações importantes aos terapeutas ocupacionais sobre reações e comportamentos da criança quando exposta a determinados estímulos. Com essas infomações podemos avaliar se existem ou não indicações de dificuldades no processamento sensorial e como podemos desenvolver um plano de intervenção.
Todos estes termos parecem muito complicados mas todos eles tem origem nas nossas sensações e sentidos, porque é através dos nossos sentidos que nós experenciamos este mundo!
Mais informação sobre estes temas aqui nestes posts
Comentários
Enviar um comentário